Novos Gêneros Literários e Meu Crush em New Adult

Esse post vai falar um pouco sobre novos gêneros literários e como eu fiquei obcecada com os New Adults.

O 3 Novos Gêneros Literários

novos gêneros literários, gêneros literários, blog literário, teen, young adult, new adult

Há algum tempo as editoras resolveram readequar as classificações de gêneros literários, para que os públicos-alvo fossem mais facilmente identificados e abrangessem um universo condizente com faixa etária e tendências. Nessa readaptação, nasceram os gêneros Teen, Young Adult e New Adult.

Teen

É o gênero literário voltado para quem está começando a engatinhar na leitura. Os leitores costumam ter entre 10-13 anos, aproximadamente, e são histórias que tiram dúvidas da idade, como primeiro beijo, relacionamento com os pais, as primeiras festas, grupos de amigos, mudanças do corpo e por aí vai.

Os protagonistas geralmente estão na escola e se descobrindo aos poucos como pessoa. A linguagem é leve e por muitas vezes, explicativa.

novos gêneros literários, gêneros literários, blog literário, teen, young adult, new adult

Exemplos: Fala sério, mãe!, A Menina que Colecionava Borboletas, Paula Pimenta.

Young Adult

É um novo gênero literário voltado para os leitores entre 14-17 anos e é super abrangente em termos de conteúdo. Aqui nós vamos encontrar um leque gigante de abordagem, como suicídio, bulliyng, drogas, gravidez precoce e vários outros. Acho que é o mais importante gênero na formação do indivíduo, não só como leitor, mas no apoio do seu caráter e opiniões.

Os Young Adults te dão a possibilidade de refletir sobre assuntos polêmicos e posicionar-se; a representatividade do cotidiano de um adolescente está presente e permite uma melhor visão de que apesar de um período turbulento, a adolescência acontece para todos e, por mais difícil que seja, é uma fase que tem de ser enfrentada.

A linguagem é mais realista, com diálogos que poderiam facilmente fazer parte do grupo de amigos do leitor, aproximando-o do conteúdo. Há algumas expressões características como gírias e um ou outro palavrão. Nada muito explícito. As cenas românticas são bem construídas, porém não muito explícitas.

novos gêneros literários, gêneros literários, blog literário, teen, young adult, new adult

Exemplo: A Lista Negra, Por Lugares Incríveis (Veja a resenha da Sté AQUI), Extraordinário.

New Adult

Mal consigo escrever sobre esse terceiro dos novos gêneros literários, porque ele é minha paixão.

Eu costumava ler romance independente de faixa etária e acabei muitas vezes lendo histórias de como construir ou manter um casamento, a dor de um divórcio, a dificuldade de criar os filhos e, apesar de ser uma boa leitura, eu não conseguia me conectar muito com a abordagem. Quando eu soube dessa readaptação de gêneros literários, quase surtei!

Finalmente alguém tinha pensado em histórias não tão adolescentes, mas também não tão maduras, pra quem não é nem tanto um e tampouco outro. Assim nasceu o New Adult, com faixa-etária adequada para leitores entre 18-25 anos. Os personagens geralmente se encontram naquela difícil transição entre faculdade e vida adulta, com inseguranças, cobranças e dúvidas sobre o que fazer da vida, pra onde ela está indo e o que foi construído até aqui.

É aqui que eu me encontro, no meio dessa bagunça chamada “ser adulto” e, por isso, as histórias me dão o conforto de saber que eu não estou sozinha nessa coisa de lidar com o futuro. Sobre a linguagem, bem, ela é bastante explícita! E Graças a Deus ela é assim, porque te faz sentir real, sabe? Tem muito palavrão sim e tem bastante linguagem sexual também. As cenas românticas são extremamente explícitas, dá até pra enrubescer lendo em público (True Story).

novos gêneros literários, gêneros literários, blog literário, teen, young adult, new adult

Exemplo: Meu Romeu, Belo Desastre, O Lado Feio do Amor.

Bom, espero que vocês tenham gostado de ler tanto quanto eu de escrever, e que continuem acessando o Pipoca com Café que sempre tem algo novo por aqui!

Até o próximo post! :*

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *