Mães Marcantes dos Livros | Listas

Olá, gente! Depois de um tempinho sem aparecer, volto nessa data especial com uma postagem relembrando mães marcantes dos livros.

Mães Marcantes dos Livros

Recordei poucas, então complementem com as suas próprias sugestões nos comentários. 🙂

Dona Lola – Éramos Seis

mães marcantes dos livros, mulheres marcantes, lista dia das mulheres, blog literário, blog de livros

Quem lê o blog, certamente não me aguenta mais falando de Éramos Seis, mas não tem como escrever
uma postagem sobre as grandes mães da literatura sem falar na Dona Lola. Ela é a grande base de todos os seis. Uma vez vi em algum site que falava sobre o livro, o título: “Éramos seis, éramos ela”. Nunca li uma frase que fizesse tanto sentido sobre essa obra.

Dona Lola é clara e define muito bem a sua história quando explica que o seu coração é dividido em quatro pedaços iguais, cada um pertencendo a um dos seus filhos. Mãe de quatro pessoas completamente diferentes uma da outra, Dona Lola sofre sem compreender como pode de uma mesma criação terem nascido tão diferentes personalidades, e assiste os seus filhos queridos, que um dia foram tão seus, caírem pouco a pouco no mundo. Esse livro é espetacular, e Dona Lola também.

Marilla – Anne de Green Gables

lista-maes-marcantes-dos-livros-anne, mães marcantes dos livros

Bem, vou citar o meu livro favorito. É engraçado falar isso, eu li Anne de Green Gables apenas esse ano, mas foi isso o que ele se tornou. Marilla não é a mãe de Anne, nem biológica e nem adotiva, aliás, ela não quer nem mesmo ser chamada de Tia Marilla, apenas pelo nome. Ainda assim, na prática, ela descobre todo o seu lado maternal no amor por aquela órfã tagarela que chega inesperadamente em sua casa. Marilla é para Anne muito mais do que uma mãe, mesmo com seu jeito turrão e contido, ela é uma figura materna marcante certamente.

Lilian Potter – Harry Potter

blog literário, blog pipoca com café, lista de mães marcantes nos livros, livros de dia das mães, mães marcantes dos livros, pipoca com café

… Mas sei por que você não pôde me matar. Foi porque minha mãe morreu para me salvar. Minha mãe trouxa e comum…

Esse trecho conta um pouco de Lilian Potter como mãe de Harry Potter. Ela abre mão da própria vida para que seu filho fique vivo, ainda que tenha tido a oportunidade de ficar de fora.

Mamãe Walsh – Melancia

blog literário, blog pipoca com café, lista de mães marcantes nos livros, livros de dia das mães, mães marcantes dos livros, pipoca com café

A mãe Walsh aparece pela primeira vez no livro Melancia, da Marian Keyes. Daí então ela surge em diversas continuações das histórias das irmãs Walsh. Eu só li dois completos, mas foi o suficiente para lembrar dela como uma mãe divertida.

Violet Bridgerton – O Duque e Eu

blog literário, blog pipoca com café, lista de mães marcantes nos livros, livros de dia das mães, mães marcantes dos livros, pipoca com café

A matriarca dos Bridgertons não poderia ficar de fora. Bela, recatada e do lar (hahahaha), a senhora Bridgerton está inteirona para tomar conta da vida de todos os filhos. Ainda que seja contida e preocupada com a língua ferina da sociedade de Londres, ela coloca a felicidade dos filhos sempre em primeiro lugar.

E você, lembra de algumas outras mães marcantes dos livros? Deixe as suas favoritas nos comentários!

Veja a sinopse dos livros citados:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *