Livros de Época | Lista

Olá! Hoje vim fazer um post sobre Livros de Época, sejam eles romances ou não. Geralmente é mais romance que encontramos nesse estilo, mas tem vários outros gêneros que são maravilhosos, como O Menino do Pijama Listrado, O Garoto do Convés, Nicolau e Alexandra, entre muitos outros.

Selecionei três que são leituras breves e leves.

Livros de Época

livros de época, livro de época, lista de livros de época, julia quinn, o duque e eu, julia quinn o duque e eu, coração de herói, pelas portas do coração, zibia gaspareto, coração de herói zibia gaspareto

Coração de Herói – Judith Stacy

Esse livro é de época (e também é velhinho, rs) e daquelas coleções de clássicos históricos. Se passa no final do século XIX em Walker (uma cidadezinha que eu acredito ser fictícia, ao menos não encontrei nada sobre ela existir ou já ter existido).

livros de época, livro de época, lista de livros de época, julia quinn, o duque e eu, julia quinn o duque e eu, coração de herói, pelas portas do coração, zibia gaspareto, coração de herói zibia gaspareto

Jeremiah Logan é um homem com uma péssima reputação que volta à cidade depois da morte de sua querida irmã, que deixou dois filhos órfãos. Jeremiah não tem qualquer experiência com crianças e ainda conta com a sua fama negativa, que impede que os moradores de Walker sintam boa vontade para ajudá-lo e contribui para que o critiquem em tudo o que faz.

Os sobrinhos de Jeremiah (um casal) são muito bonitinhos e engraçados, dão o tom de boa parte do livro. A professora Bernardine parece ser a única pessoa que se interessa de fato em ajudar, e permite que a sua generosidade se sobreponha às fofocas dos vizinhos, que logo começam a torcer o nariz para ela por ajudar Jeremiah Logan.

Bernardine, porém, tem interesse nos alunos e também não é grande fã de Jeremiah, mas dessa parceria surge uma cumplicidade bonita em prol do bem estar das crianças. Bernardine tem também um segredo e teme que, caso ele seja revelado, sua reputação seja arruinada como professora de Walker. Selecionei esse livro porque ele é muito agradável de ler, leitura breve e com um cenário muito bem construído, no qual você pode quase ver a cidadezinha, as casas e as pessoas que ali vivem.

O Duque e Eu – Julia Quinn

É engraçado como eu, que não sou a maior fã dos romances, acabo caindo de paraquedas nesses livros e gostando muito deles. Não que eu não goste do gênero, só não é o meu favorito. Porém, O Duque e Eu foi um dos meus favoritos entre os romances que já li, aliás, a Julia Quinn escreve maravilhosamente (a coleção Os Bridgertons é incrível, aliás) e isso já nos faz mergulhar em suas histórias.

livros de época, livro de época, lista de livros de época, julia quinn, o duque e eu, julia quinn o duque e eu, coração de herói, pelas portas do coração, zibia gaspareto, coração de herói zibia gaspareto

O Duque e Eu é o primeiro livro da coleção Os Bridgertons e conta a história de Daphne, uma das irmãs Bridgerton, que já está na época de se casar. Como é de costume, ela frequenta bailes com sua mãe em busca de possíveis pretendentes, mas seu irmão mais velho, Anthony, lhe dá permissão para recusar os que não a agradam, ainda que tema que o tempo esteja passando.

Em uma dessas ocasiões, a família de Anthony conhece Simon, seu amigo e duque de Hastings. Considerado um excelente partido em Londres, ele é infernalmente assediado pelas mães das moças com idade para se casar, e como ele não pretende realizar nenhum casamento, isso o incomoda.

Quando ele conhece Daphne e reconhece o mesmo incômodo nela, surge a proposta para que eles finjam que ele a está cortejando, dessa forma afastaria os pretendentes dela e de quebra ganharia paz enquanto estivesse na cidade. É claro que fica previsível que surge um interesse mútuo, porém Simon tem um passado sombrio que guarda para si e não tem a menor intenção de formar uma família, e o sonho de Daphne é ser esposa e mãe.

Bem, o que eu gostei muito nessa história foi a protagonista, Daphne. O livro é narrado em terceira pessoa e não fica cansativo em momento algum, Daphne é muito divertida, seu bom humor, suas trapalhadas e inocência rendem boas risadas ao leitor. Simon também é um personagem cativante e a família Bridgerton é maravilhosa e está sempre presente, aliás, em todos os livros da série (eu ainda não acabei a série, mas aposto que sim, afinal os irmãos Bridgerton adoram se intrometer uns na vida dos outros). O livro é muito bom, a história é bonitinha e é Londres de antigamente, com os famosos bailes e chás.

Pelas Portas do Coração – Elisa Masseli

Pelas portas do Coração é um livro diferente de todos os que eu já citei aqui no blog até hoje, ele é um livro espírita. Aliás, tenho intenção de fazer uma postagem sobre alguns livros espíritas, que não são válidos somente para quem crê no espiritismo. Pelas portas do Coração, por exemplo, tem uma história belíssima e que traz uma mensagem muito positiva ao leitor, independente do que ele creia ou pratique.

livros de época, livro de época, lista de livros de época, julia quinn, o duque e eu, julia quinn o duque e eu, coração de herói, pelas portas do coração, zibia gaspareto, coração de herói zibia gaspareto

Aliás, lemos o tempo todo sobre muitas coisas que não acreditamos (ou que obviamente não existem, como alguns tipos de ficção) e nem por isso deixa de ser interessante, não é? O que me levou a muitos desses livros é que eu, particularmente, acredito. Posso dizer que não são livros que procuram doutrinar ninguém. Enfim, depois de todo esse bla bla bla, vamos ao que interessa.

O livro conta a história de Juliana, de sua família em geral, na verdade. Porém Juliana é o centro de tudo, uma vez que ela tem a mediunidade desenvolvida e isso desencadeia acontecimentos que não são explicáveis para a sua cética família, principalmente para o seu pai, o médico Dagoberto.

Dagoberto não crê em nada que a ciência não explique (e não já muitos estudos a respeito do espiritismo, tendo em vista que o livro é também de época). Porém, vai ficando cada vez mais difícil esconder o que acontece, pois Juliana e Dora (sua mentora espiritual) passam a ajudar pessoas conhecidas que necessitam de ajuda espiritual, e com isso essa história vai se tornando conhecida, para total desespero de Dagoberto, que chega a acreditar que a sua filha tenha algum problema psíquico.

É difícil falar mais sobre esse livro sem revelar a história, mas são várias vidas interligadas e o livro narra os acontecimentos de todas elas. Os irmãos de Juliana, Vera e Clóvis, o grande amigo Paulo, o doutor Moretti que tenta abrir um pouco a mente de Dagoberto, a submissa esposa e mãe, Norma… todas essas pessoas e suas histórias estão unidaes e entram em tudo o que acontece no livro.

Ele é maravilhoso, daqueles que você termina de ler com uma sensação boa. É o que sempre costumo indicar para quem quer ler o primeiro livro espírita, porque ele é muito sobre a essência e pouco sobre prática.

Espero que vocês gostem da seleção dessas histórias de época🙂 .

E você, quais livros de época são os seus favoritos? Deixe um comentário com suas dicas!

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *