Livros com Histórias Reais e Marcantes | Lista

Confira essa lista de Livros com Histórias Reais e Marcantes!

Ler é bom por infinitos motivos, por cultura, distração, lazer, relaxamento… Muitas pessoas falam sobre mergulhar nos livros para fugir da realidade, para conhecer um universo de fantasia, magia, etc. Mas também existem livros que nos presenteiam justamente com o oposto disso: com a realidade.

São histórias reais, que nos chocam, ensinam e marcam para sempre. Acho muito válido ter contato com leituras que nos mostram histórias humanas, que acontecem com pessoas reais.

Livros com Histórias Reais e Marcantes

Trouxe então uma pequena seleção de Livros com Histórias Reais e Marcantes. São muitos, então provavelmente farei outras postagens no futuro com outras seleções.

Vida Roubada – Jaycee Lee Dugard

Livros com Histórias Reais e Marcantes, livros histórias reais, livros histórias marcantes, jaycee Lee Dugard, Vida Roubada, vida roubada jaycee, o diário de anne frank, anne frank, eu christiane F, christiane f

Comprei esse livro super por acaso, cruzei com ele na fila das Lojas Americanas. Eu já havia escutado falar sobre a Jaycee, justamente quando veio à mídia o sequestro de Cleveland, onde três jovens foram mantidas durante anos em cárcere privado. Citaram a lembrança da Jaycee, o que até me trouxe curiosidade, mas passou, até eu ver o livro lá. Trouxe despretensiosamente e comecei a folhear sem a intenção de lê-lo de imediato, mas ele te prende. E angustia. Muito!

O leitor se torna Jaycee. O livro é narrado por ela, e nós sentimos através das suas palavras todo aquele pesadelo, a angústia, o desespero, a conformidade, a perda da esperança.

É interessante que no começo do livro, nós a vemos como uma criança que ela era, através dos seus pensamentos, das suas palavras. Conforme a história avança, enxergamos de fora o seu crescimento doentio rodeada por pessoas doentes. Sentimos todo o peso dos anos perdidos dentro daquele lugar, claustrofobicamente, e precisamos que a leitura acabe. Por isso é fácil ler em uma tacada só, queremos ver o desfecho, o final feliz, do contrário a sensação é de que estamos também presos. É horrível.

Essa história é horrível, chocante, monstruosa, mas ao mesmo tempo é incrível. Ela consegue a tão esperada liberdade e a chance de começar de novo. A grande lição que Jaycee nos deixa é a sua incrível capacidade de perdoar. Durante a leitura, sentimos pelo sequestrador uma raiva insana que nem ela mesma sente. A maturidade de uma criança que nunca teve a oportunidade de crescer naturalmente é impressionante.

Após a leitura, vi essa entrevista no Youtube com a Jaycee, onde ela fala exatamente sobre isso.

O diário de Anne Frank

Livros com Histórias Reais e Marcantes, livros histórias reais, livros histórias marcantes, jaycee Lee Dugard, Vida Roubada, vida roubada jaycee, o diário de anne frank, anne frank, eu christiane F, christiane f

Quanto a esse, nem há muito o que se dizer. Pesa uma tonelada nas costas. Não é o meu livro favorito, o acho um pouco cansativo, mas a carga dele para a vida é inquestionável. O que se pode esperar de um livro que narra os sentimentos de uma garotinha, anos e anos escondida em um sótão, esperando sobreviver ao holocausto? O que é pior: em vão.

Anne Frank não possui a mesma chance de Jaycee Dugard, mas a sua história ficou para toda a posterioridade e emociona milhões de leitores até os dias de hoje, um grande marco de uma das épocas mais tristes que o mundo já vivenciou.

“Think of all the beauty still left around and be happy”

Eu, Christiane F – A vida, apesar de tudo

v

Christiane F ficou conhecida mundialmente antes mesmo de chegar em sua maioridade. O motivo não era nada louvável, uma pré adolescência marcada pelo sofrimento do vício e da prostituição. “Eu, Christiane F, 13 anos, drogada e prostituída” fez sucesso mundial e até hoje é muito lido por adultos e adolescentes. Mas não é desse livro que resolvi falar.

Muitos anos depois, já depois dos 50, Christiane F volta com essa nova obra biográfica Eu, Christiane F, a vida apesar de tudo. Esse novo livro fala a respeito da vida atual de Christiane F, ainda profundamente debilitada pelas sequelas do vício em heroína. Christiane F continuou usando entorpecentes, embora não mais heroína, e não acredita em recuperação para viciados que provaram esse tipo de droga. Sua saúde é frágil e ela enfrenta diariamente problemas relacionados a isso.

A decisão de voltar a falar de sua história é o mais interessante: Christiane F quis mostrar o outro lado das drogas, o pior lado. Isso porque ela teve a impressão de que o primeiro livro e o filme transmitiram uma imagem quase “glamourizada” aos jovens, que a tomaram como um ídolo. Já com mais idade, tendo perdido a custódia do único filho, vivendo sozinha e doente, Christiane F reaparece para dizer que sabe que vai morrer depressa, e que sua morte será bastante dolorosa.

Nem só do presente se trata esse livro, ela também conta a sua história após o sucesso que alcançou com a sua história, e como se deu a sua vida com o dinheiro que conseguiu através dos royalites.

É uma história bastante crua e forte, interessante de conhecer. Fica a pergunta: será que a história de Christiane F não poderia ter tido outro desfecho? Talvez com outra família? Com mais ajuda? Talvez não. Não nos é possível saber, só absorver um pouco da vivência de uma mulher que trilhou o seu próprio caminho e colhe, até hoje, os frutos das suas escolhas.

E você, já leu algum dos livros citados entre os Livros de Histórias Reais e Marcantes? O que achou deles? Conhece algum livro desse tipo para nos indicar? Conte para nós nos comentários e compartilhe nossa lista com seus amigos!

Veja a sinopse dos livros citados:

8 Comentários

  1. Clayci 05/04/2017 Responder
  2. Neyla Paula 07/04/2017 Responder
  3. Ana 10/04/2017 Responder

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *